Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Fábio Mitidieri: entidades desportivas e clubes precisam definir a distribuição dos recursos de direitos de transmissão

15/10/2020 - 09h40

  • Entrevista - Dep. Fábio Mitidieri (PSD-SE)

O presidente da Comissão do esporte da Câmara, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), entende que o futebol brasileiro deve caminhar para a transformação dos clubes em empresas, mas reconhece que há interesse dos principais times em manter a situação atual, já que faturam milhões de reais a cada ano e obedecem às mesmas regras tributárias de igrejas e associações comunitárias, por exemplo.

Medida provisória que estabelece o direito exclusivo ao mandante da partida negociar os direitos de transmissão perdeu a validade sem ser votada no Parlamento, e o parlamentar pondera que, mais uma vez, os grandes clubes seriam beneficiados. Os clubes pequenos, segundo ele, teriam uma perda real de arrecadação, porque não têm tanta visibilidade e não teriam assim poder de negociação com as emissoras.

O parlamentar acredita que o poder público deve regulamentar os aspectos gerais da prática esportiva, visando proteger os direitos dos torcedores e também dos jogadores, principalmente dos pequenos times, e lembra que mais de 90% dos atletas recebe somente um salário mínimo, além de não ter calendário anual de partidas. Para Fábio Mitidieri, é papel das entidades desportivas e dos clubes definir a distribuição dos recursos arrecadados com os direitos de transmissão dos campeonatos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo