Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professora Rosa Neide: projeto prevê levantamento sobre famílias em situação de vulnerabilidade no Pantanal

14/10/2020 - 09h25

  • Entrevista - Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)

A comissão externa de queimadas em biomas brasileiros está apresentando um projeto de lei para que o poder público faça um levantamento sobre as famílias em situação de vulnerabilidade no Pantanal, para garantir recursos mínimos de subsistência após os incêndios que consumiram uma parcela significativa do ecossistema. Além da falta de condições econômicas por conta da destruição de parte da região, muitas pessoas estão sofrendo agora com problemas respiratórios causados pela inalação de fumaça, especialmente idosos e crianças, segundo alerta a coordenadora do colegiado, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT).

Apenas em Rondonópolis, terceira maior cidade de Mato Grosso, 39 idosos faleceram por complicações nas vias respiratórias, e a deputada Professora Rosa Neide antecipa que levantamentos preliminares da Secretaria da Saúde apontam que os números de óbitos em todo o estado superam em muito as médias de anos anteriores.

A comissão realiza hoje reunião para avaliar o impacto da queimada no Pantanal sobre as condições de saúde das populações locais. Outro segmento populacional em situação alarmante são os indígenas, principalmente da etnia Boe, também conhecida como Bororo, que habitam especificamente as áreas alagadas do Pantanal. Um das principais aldeias da nação foi totalmente destruída pelo fogo, e os índios também perderam suas principais fontes de subsistência, que são a caça, a pesca e o extrativismo de produtos alimentares.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE