Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr.: Aliança Global visa desenvolvimento e distribuição de vacina

07/10/2020 - 09h00

  • Entrevista - Dep. Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ)

A comissão externa de acompanhamento das ações de enfrentamento à Covid-19 quer entender a perspectiva do governo federal a respeito da Aliança Global para produção e distribuição de vacina contra a Covid-19, segundo explica o deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr (PP-RJ), coordenador do colegiado. O acordo internacional é coordenado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, e já conta com a adesão de mais de 150 países, com o objetivo de financiar o desenvolvimento de um medicamento contra o vírus, mas também para garantir uma destruição equitativa entre as nações.

No Brasil, o acordo garante 10% das doses necessárias até o final de 2021, que segundo a MP serão direcionados prioritariamente a pessoas em grupos de risco e profissionais da área médica. Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. explica que é necessário saber do governo exatamente aonde serão aplicados os R$ 2,5 bilhões previstos, em qual momento, e também se o país vai solicitar mais doses ao longo do tempo.

Mas o parlamentar aponta que, em qualquer acordo de desenvolvimento e produção de vacinas, o Brasil deve garantir a trasnferência de tecnologia, para produzir internamente as doses necessárias à população. Já existem acordos neste sentido feitos pela Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Butantan e Instituto de Tecnologia do Paraná.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE