Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Merlong Solano: ações integradas entre setor agrícola, poder público e instituições de pesquisa podem evitar novas queimadas

06/10/2020 - 08h00

  • Dep. Merlong Solano: ações integradas entre setor agrícola, poder público e instituições de pesquisa podem evitar novas queimadas

Integrante da comissão externa que acompanha as ações de combate aos incêndios em biomas como a Amazônia e o Pantanal, o deputado Merlong Solano (PT-PI) defende a adoção de medidas integradas entre o setor agrícola, o poder público e as instituições de pesquisa para evitar novas queimadas, muitas vezes provocadas com o objetivo de abrir novas frentes agrícolas. O parlamentar lembra que o Brasil já dispõe de uma grande quantidade de áreas que já foram desmatadas e incorporadas às atividades econômicas e atualmente estão subutilizadas, bastando para sua reativação a aplicação de técnicas que recuperem os solos e aumentem a produtividade.

Além disso, o parlamentar espera que o país retome o diálogo com o resto do mundo nas questões ambientais, levando em consideração a importância que as principais massas florestais do país têm para a manutenção do equilíbrio climático global e também tendo em conta que muitas nações se dispõem a auxiliar o Brasil na preservação de sua cobertura vegetal.

A comissão externa realiza debate sobre as ações governamentais de combate às queimadas, recebendo tanto representantes do governo federal quanto dos governos estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Merlong Solano aponta que a situação é extremamente grave no Pantanal, que já perdeu 25% de sua área com os incêndios deste ano, com sérios danos que podem ser permanentes para a biodiversidade local.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE