Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Hugo Leal: criação da BR do Mar vai racionalizar logística de transporte de materiais e alimentos

06/10/2020 - 08h00

  • Dep. Hugo Leal: criação da BR do Mar vai racionalizar logística de transporte de materiais e alimentos

A Câmara se prepara para a votação de projeto encaminhado pelo Poder Executivo prevendo a ampliação das possibilidades da navegação de cabotagem no país, ou seja, o transporte entre portos nacionais. O deputado Hugo Leal (PSD-RJ) (PSD-RJ), coordenador da frente parlamentar missa de logística e infraestrutura, acredita que a criação da chamada BR do Mar vai racionalizar a logística de transporte de materiais e alimentos, mas pode também ser útil para o transporte de passageiros, além de estimular a atividade portuária em diversos estados.

A proposta do governo autoriza a participação de companhias estrangeiras no mercado de cabotagem, desde que estabeleçam empresas com sede no Brasil e participação de capital nacional. Outra exigência é que parte da tripulação seja composta por trabalhadores brasileiros. Hugo Leal reconhece que a ampliação das possibilidades para embarcações estrangeiras pode diminuir o mercado de trabalho nacional, mas antecipa que a nova legislação abre a perspectiva de aprimorar a qualificação dos trabalhadores portuários e embarcados para manejar o transporte internacional entre os portos locais.

Hugo Leal avalia ainda que a medida vai trazer benefícios imediatos aos portos brasileiros, inclusive para movimentar terminais que hoje estão subutilizados, absorvendo cargas que não são recebidas atualmente pelas grandes plantas já saturadas ou próximas do limite, como Santos, Rio de Janeiro, Paranaguá, Suape e outros.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo