Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Hildo Rocha: Congresso trabalha para aprovar reforma tributária ainda em 2020

05/10/2020 - 10h15

  • Entrevista - Dep. Hildo Rocha (MDB-MA)

O Congresso Nacional trabalha para aprovar ainda em 2020 a reforma tributária, com a simplificação do sistema de cobrança de impostos do país, segundo aponta o vice-presidente da comissão mista que debate o tema, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA). Com a unificação de tributos, o parlamentar considera que o Brasil vai voltar a atrair investimentos externos, que hoje não chegam por receio dos investidores a respeito da complexidade da cadeia nacional de impostos.

Outra preocupação dos legisladores, segundo o parlamentar, é eliminar a regressividade da cobrança, ou seja, diminuir a carga tributária sobre as parcelas mais carentes da população, que hoje arcar proporcionalmente com pagamentos maiores de impostos por conta da tributação sobre o consumo.

Com as alterações em discussão no Parlamento, Hildo Rocha acredita ainda que será possível aumentar em a arrecadação em até R$ 500 bilhões anuais, com o combate à sonegação e também com o fim de mecanismos que permitem reduções de pagamentos por conta da complexidade atual do sistema.

A comissão mista realiza a última audiência pública antes de passar à discussão do relatório final, com a presença de alguns dos formuladores das propostas que estão em discussão entre deputados e senadores. Hildo Rocha aponta que a reforma final deverá ter como base principal as propostas de emenda à Constituição 45 e 110, apresentadas por congressistas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo