Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Carlos Veras: relator defende aprovação de projeto que reconhece agentes comunitários como categoria do sistema público de saúde

02/10/2020 - 08h00

  • Dep. Carlos Veras: relator defende aprovação de projeto que reconhece agentes comunitários como categoria do sistema público de saúde

Às vésperas do dia que lembra o trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, 4 de outubro, o deputado Carlos Veras (PT-PE) defende a aprovação de projeto que reconhece a categoria como parte do sistema público de saúde brasileira.

Relator da proposta, o deputado explica que o texto, ao reforçar a regulamentação da profissão, dá mais segurança à sua relação com as administrações municipais, impedindo demissões.

O parlamentar aponta ainda que os agentes comunitários e os agentes de combate às endemias são os profissionais mais próximos das pessoas carentes nas periferias e pequenas cidades, das comunidades isoladas e do trabalhador rural.

Após o estabelecimento da atuação desses profissionais, Carlos Veras observa que houve uma diminuição significativa nas mortes de crianças, por levarem informações de saúde básica às famílias e fazerem o acompanhamento das crianças nas escolas, de jovens dependentes químicos, de pessoas com doenças graves e outras situações.

O parlamentar aponta ainda que os agentes comunitários e de combate às endemias, ao contrário de diminuírem suas atividades durante a pandemia, aprofundaram as relações com as famílias acompanhadas, e muitos profissionais acabaram também contraindo o vírus da Covid-19. Ele lamenta que, neste cenário, os profissionais, assim como todos os demais servidores públicos, sofrem com o congelamento de salários até o final de 2021.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo