Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Silvia Cristina: política de rastreamento do câncer de mama precisa ser implantada para proteger população mais pobre

01/10/2020 - 08h00

  • Dep: Silvia Cristina: política de rastreamento do câncer de mama precisa ser implantada para proteger população mais pobre

O registro de até 20 mil casos por ano de câncer de mama no Brasil poderia ser diminuído para menos da metade com a ampliação do número de mamógrafos disponíveis na rede pública de saúde, segundo aponta a deputada Silvia Cristina (PDT-RO), coordenadora da frente parlamentar mista de luta contra o câncer. Em apoio à Secretaria da Mulher, a frente lança hoje a campanha Outubro Rosa, que visa aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção para detectar o câncer de mama com antecedência, melhorando a eficácia no tratamento.

A deputada aponta que a política de rastreamento do câncer ainda não foi implantada de forma ampla no país e prejudica especialmente as mulheres mais pobres e a parcela negra da população. Silvia Cristina explica que a falta de condições financeiras impossibilita que muitas mulheres não tenham acesso aos postos de saúde, impedindo que mantenham um acompanhamento preventivo a cada dois anos.

A detecção precoce do câncer de mama, acrescenta a parlamentar, custa em torno de R$ 11 mil para o sistema de saúde. Já um tratamento chega a atingir R$ 120 mil. Mas Silvia Cristina, que já passou pelo tratamento de câncer de mama a partir de 2005, reitera que o principal objetivo das campanhas de prevenção não é a economia, mas sim trazer visibilidade ao problema, além de dignidade e melhoria nas condições de vida para as mulheres.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE