Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Mariana Carvalho: evolução dos testes da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford no Brasil tem sido bastante positiva

30/09/2020 - 00h00

  • Dep. Mariana Carvalho: evolução dos testes da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford no Brasil tem sido bastante positiva

Como os ensaios clínicos da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, devem ser finalizados ainda este ano, a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) estima que em meados do ano que vem uma parcela significativa da população brasileira já pode receber as primeiras doses do insumo, que vem sendo elaborado em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca e, no Brasil, é objeto de convênio que envolve a Fundação Oswaldo Cruz. A parlamentar faz parte da comissão externa da Câmara que analisa ações de combate à Covid-19, que realiza reunião técnica com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para debater os avanços nos ensaios clínicos do produto.

A congressista avalia que a evolução dos testes no Brasil tem sido bastante positiva, o que motivou inclusive a autorização para o aumento no número de voluntários. Nas aplicações realizadas na Inglaterra, houve uma reação adversa, o que provocou a suspensão das aplicações por quatro dias ao longo do mês de setembro.

Mariana Carvalho defende ainda a cobertura universal da vacinação contra a Covid-19, e por isso entende também que é preciso avançar em relação à medida provisória do governo federal que prevê a aquisição de 100 milhões de doses, suficientes para atender 50 milhões de brasileiros. Pelo convênio estabelecido com Oxford e a AstraZeneca, a Fiocruz receberá a tecnologia para produção nacional da vacina.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo