Rádio Câmara

Salão Verde

Pauta verde da Câmara

Pauta verde da Câmara

05/10/2020 - 12h00

Salão Verde detalha a “pauta verde” da Câmara dos Deputados. São seis projetos de lei considerados prioritários para dar mais eficácia à política ambiental brasileira neste grave momento de devastação dos biomas (sobretudo Pantanal, Amazônia e Cerrado) e de fenômenos climáticos extremos, como secas e enchentes, cada vez mais frequentes. O programa ouve autores e relatores das propostas. Uma delas coloca o Brasil em “emergência climática”. Outras valorizam o “patrimônio verde” do país e combatem o desmatamento e outros crimes ambientais. Temas polêmicos, como licenciamento ambiental e regularização fundiária, também estão incluídos na “pauta verde”.

Pontos de vista nesta edição: deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados; Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; Zé Vitor (PL-MG), coordenador da comissão de meio ambiente da Frente Parlamentar da Agropecuária; Zé Silva (Solidariedade-MG), coordenador da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural e autor da proposta de “patrimônio verde”; Enrico Misasi (PV-SP), líder do Partido Verde; Alessandro Molon (PSB-RJ), ex-coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e autor da proposta de “emergência climática” no Brasil; Marcelo Ramos (PL-AM), relator da nova proposta de regularização fundiária; e Kim Kataguiri (DEM-SP), relator do projeto de lei geral do licenciamento ambiental.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.