Rádio Câmara

Salão Verde

Reflorestamento, a lição do dia da árvore

Reflorestamento, a lição do dia da árvore

21/09/2020 - 12h00

  • Reflorestamento, a lição do dia da árvore

Salão Verde se inspira no dia da árvore, 21 de setembro, para mostrar e incentivar ações de reflorestamento e de recuperação da vegetação nativa, em um momento em que os seis biomas brasileiros sofrem diante de fogo (sobretudo no Pantanal e na Amazônia), desmatamento, exploração econômica e ocupação desordenadas. O programa entrevista um extensionista rural que atuou no plantio de cerca de 1 milhão de árvores na Mata Atlântica e no Cerrado. Na Amazônia, cientistas revelam que cada hectare restaurado retira entre 12 e 15 toneladas de gás carbônico da atmosfera por ano. No Cerrado e na Caatinga, a luta é para conter o risco de desertificação. O quadro “Dica da semana” lembra que órgãos públicos, ONGs e até grupos nas redes sociais mantêm vários projetos de reflorestamento específicos para os biomas brasileiros. Ao mesmo tempo, a Câmara dos Deputados analisa propostas que tentam aperfeiçoar a legislação sobre o tema, como as Leis de Gestão Florestal, de Política Nacional do Meio Ambiente e de Crimes Ambientais.

Pontos de vista nesta edição: Sumar Magalhães Ganem, engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater-DF; Carlos Nobre, cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), especializado em mudanças climáticas; Mercedes Bustamante, bióloga e professora da Universidade de Brasília (UnB), especializada em geobotânica; Márcio Yule, coordenador do Centro de Combate a Incêndios Florestais do Mato Grosso do Sul (Prev-Fogo); e deputado Gil Cutrim (PDT-MA).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.