Rádio Câmara

Trilha das Artes

Ruy Godinho, a música e o ativismo cultural

Ruy Godinho, a música e o ativismo cultural

19/09/2020 - 19h00

  • Ruy Godinho, a música e o ativismo cultural (íntegra)

Radialista, ator, diretor, escritor e divulgador da MPB, o paraense radicado em Brasília, Ruy Godinho, fala dos seus programas de rádio, das suas pesquisas e do seu ativismo em prol da música e da cultura brasileira. Recentemente se associou a uma campanha que visa esclarecer à população sobre a destinação de recursos para a cultura a partir do Imposto de Renda.

Ruy Godinho já produziu os programas Música no Ar, Estação Brasil, transmitidos pela Radio Nacional e Radio Cultura de Brasília, além do Roda de Choro, que ele produz e apresenta há 17 anos aqui na Rádio Câmara. Com a sua produtora, a Abravídeo, já coordenou a gravação de CDs, shows e vídeos institucionais.  É autor da série de livros Então, foi assim? sobre os  bastidores da criação musical brasileira, que também já virou programa de rádio transmitido pela Radio Nacional e retransmitido para varias parceiras em todo o Brasil, inclusive em web rádios.

A entrevista  é embalada por suas sugestões musicais, como a bela canção de Sueli Costa e Abel Silva, Jura Secreta, numa versão instrumental do pianista Farlley Derze; TempoDestino, de Vital Lima e Nilson Chaves, com a participação de Jane Duboc e Sebastião Tapajós; Clube da Esquina 2, com Lo Borges e Solange Borges; e Pagu, com Rita Lee.


Produção e Apresentação André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h