Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Patrícia Almeida: coordenadora de inovação da Câmara avalia que produtividade do trabalho parlamentar foi preservada durante a pandemia

15/09/2020 - 08h00

  • Patrícia Almeida: coordenadora de inovação da Câmara avalia que produtividade do trabalho parlamentar foi preservada durante a pandemia

Desde a primeira sessão remota de votações, em 25 de março, a Câmara dos Deputados já realizou mais de 70 reuniões de forma virtual no Plenário Ulysses Guimarães, com a votação de cerca de 90 proposições. Coordenadora de inovação, governança e estratégia digital da Casa, a servidora Patrícia Almeida avalia que a própria produtividade do trabalho parlamentar foi preservada, porque inclusive houve aumento no total de propostas aprovadas em comparação ao mesmo período do ano passado, de 56 para 90 itens.

Na avaliação da servidora, a Câmara, a partir desses números, talvez seja o Parlamento com maior realização de sessões de forma virtual, e o sistema inclusive garantiu o aumento da presença de deputados, de perto de 89% para mais de 98%. Patrícia Almeida explica que os órgãos da assessoria da Câmara buscaram aproximar as sessões remotas da dinâmica de uma sessão tradicional, e os números demonstram que o esforço tem dado bons resultados.

A Câmara, junto com parlamentos de outros 20 países, participa hoje de um evento virtual para debater as inovações tecnológicas que vêm sendo implantadas nos processos legislativos ao redor do mundo. O encontro acontece na data que a Organização das Nações Unidas instituiu, há 13 anos, o dia internacional da democracia, que tem por objetivo chamar atenção dos países para a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades individuais.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo