Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Luisa Canziani: retorno às aulas presenciais deve ser gradual e alerta para risco de aumento na evasão escolar

09/09/2020 - 08h00

  • Dep. Luisa Canziani: retorno às aulas presenciais deve ser gradual e alerta para risco de aumento na evasão escolar

No entendimento da [[deputada Luisa Canziani (PTB-PR)]], o retorno às aulas presenciais deve levar em conta a realidade da pandemia de coronavírus em cada localidade e deve ser feita de forma gradual, com o cumprimento de protocolos de segurança e a participação de toda a comunidade. A comissão externa da Câmara que analisa ações de enfrentamento à Covid-19 realiza hoje reunião técnica para analisar as experiências internacionais de retorno às atividades nos estabelecimentos de ensino.

A deputada observa que a frequência às escolas foi suspensa há mais de seis meses e, entre os efeitos, está o crescente risco de evasão escolar, citando pesquisa que revela o índice de 40% de estudantes que não pretendem retornar. Luisa Canziani entende que muitos desses estudantes pretendem abandonar o ensino porque precisam contribuir para o sustento de suas famílias, e muitos também temem a contaminação pelo coronavírus.

Para a congressista, em qualquer cenário o ensino brasileiro passa por um desafio gigantesco, evidenciando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia para acompanhar as atividades virtuais e testemunham os problemas financeiros em suas casas. Por outro lado, Luisa Canziani aponta a importância do ambiente escolar para a integração desses alunos carentes e de suas famílias, pela garantia de um ambiente mínimo de acolhimento e pela geração de oportunidades de conhecimento.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo