Rádio Câmara

Reportagem Especial

Energia limpa - capítulo 2

15/09/2020 - 07h50

  • Energia limpa - capítulo 2

Capítulo 1: As energias renováveis são consideradas a melhor alternativa para aliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Ao invés de utilizar gás ou carvão, a ideia é conseguir eletricidade por meio de elementos mais abundantes na natureza, como a água, o sol ou o vento, que produzem energia sem poluir.

Capítulo 2: A atenção especial às fontes renováveis de energia tem, basicamente, uma preocupação ambiental. Especialistas deixam claro que este item está ganhando cada vez mais importância quando se fala em investir na geração, transmissão e distribuição de eletricidade.

Ouvidos nesse capítulo: Sevan Naves, da Associação Brasileira das Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH); Christiano Vieira da Silva, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Guilherme Oliveira Arantes, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Laís Higashi, da ONG Litro de Luz; Alvaro Santamaria Filho, da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil; e Claudio Roberto Saade, da Agência Reguladora de Serviços Públicos do estado do Espírito Santo (ARSP).

Capítulo 3: Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, sobre energias renováveis, editada em 2012, previa a revisão das regras em cinco anos. As discussões começaram em 2018. Mas diante de um mercado ainda em crescimento, empresários do setor sugerem adiar as mudanças.

Capítulo 4:  Além das discussões técnicas sobre a adoção cada vez maior de fontes renováveis de energia no país, a Comissão de Minas e Energia da Câmara também abriu um debate sobre como a energia limpa pode resolver um problema social: uma grande parte da população, principalmente na Região Amazônica, continua excluída do sistema elétrico.

Capítulo 5: As discussões sobre o uso de energia limpa envolvem também a possibilidade de que a eletricidade chegue em comunidades remotas, que não são atendidas pelo sistema elétrico convencional. Ouça mais sobre os impactos econômicos desta alternativa.

Trabalhos técnicos – Carlos Augusto Paiva

Produção – João Paulo Florêncio

Reportagem – Cláudio Ferreira

Edição – Mônica Thaty

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h