Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Sérgio Vidigal: coordenador da frente parlamentar de prevenção ao suicídio defende mais atenção à saúde mental no SUS

08/09/2020 - 08h00

  • Dep. Sérgio Vidigal (PDT-ES): coordenador da frente parlamentar de prevenção ao suicídio defende mais atenção à saúde mental no SUS

A Câmara dos Deputados participa do Setembro Amarelo, projeto que dá visibilidade à prevenção do suicídio, que é a causa da morte de perto de 11 mil brasileiros a cada ano e já se coloca como o segundo índice que atinge jovens entre 15 e 29 anos no país e no mundo.

O deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), coordenador da frente parlamentar mista de prevenção ao suicídio e valorização da vida, defende a ampliação da oferta de serviços e terapias na área de saúde mental dentro do Sistema Único de Saúde porque atualmente, segundo ele, a atenção à depressão e outras doenças mentais ainda é muito deficitária para a população que depende do serviço público.

O parlamentar aponta também que, com tratamento terapêutico ou medicamentoso, 90% dos casos e tentativas de suicídio poderiam ser evitados, até porque muitos já manifestam sintomas muito antes das primeiras ações contra a própria vida. Desta forma, Sérgio Vidigal avalia que o poder público em todos os níveis deve promover a formação dos profissionais de saúde, através de cursos de especialização, e também com a criação de equipes multidisciplinar para atuar não apenas nas unidades de saúde, mas também nos estabelecimentos de ensino.

O Congresso Nacional, tendo em vista o aumento do suicídio entre jovens, aprovou proposta para a inclusão de um profissional de psicologia nas escolas públicas, mas a medida foi vetada pelo Poder Executivo e em seguida derrubada pelos deputados e senadores. Sérgio Vidigal espera que a ação seja implementada para garantir suporte a adolescentes e jovens.

 

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE