Rádio Câmara

Salão Verde

Cerrado, fonte de água e biodiversidade

Cerrado, fonte de água e biodiversidade

07/09/2020 - 12h00

  • Cerrado, fonte de água e biodiversidade

Com música, diagnóstico e perspectiva, Salão Verde ajusta o foco sobre o Cerrado, que tem seu dia oficial em 11 de setembro. O bioma é rico em biodiversidade e abriga nascentes que alimentam bacias hidrográficas de norte a sul do Brasil. O programa busca o auxílio de um geógrafo especializado em ciências florestais e de um raizeiro, conhecedor dos segredos da terra, para mostrar a crescente ameaça e devastação, mas também bons exemplos de regeneração do resistente e resiliente Cerrado. O quadro “dica da semana” destaca o evento “Elos do Cerrado”, que aproveita a data para promover reflexões e mobilizações de cerca 90 especialistas de órgãos públicos e entidades da sociedade civil, além de exposições virtuais sobre o bioma. Confira também uma homenagem ao jornalista Washington Novaes, que morreu no fim de agosto após décadas de militância na defesa dos biomas brasileiros.

Pontos de vista nesta edição: Yuri Salmona, geógrafo especializado em ciências florestais e fundador do Instituto Cerrados; João Vicente da Costa, raizeiro de Sanclerlândia-GO; Marcello Linhos, roqueiro e violeiro, autor da música “Cerradim”; Washington Novaes, pioneiro do jornalismo ambiental no Brasil, falecido em 24/08.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.