Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr Luiz Antônio Teixeira Jr: projeto cria Estratégia Nacional de Saúde no Brasil

02/09/2020 - 09h35

  • Entrevista - Dep. Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior (PP-RJ)

Projeto apresentado pelo deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr (PP-RJ) cria a Estratégia Nacional de Saúde, que tem por objetivo dotar o Brasil de autossuficiência na fabricação de equipamentos, insumos e materiais para a área médica e hospitalar. O texto cria a figura das Empresas Estratégicas de Saúde (EES) que, após credenciamento junto ao Ministério da Saúde a partir de critérios como atuação nacional e realização de atividades de pesquisa, passarão a ter preferência em licitações públicas.

Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior lembra que o sistema público de saúde no Brasil é o maior comprador de equipamentos, medicamentos e insumos para a área, e atualmente a indústria nacional já detém a tecnologia em alguns segmentos.

Na visão do parlamentar, a criação da Estratégia Nacional de Saúde vai gerar emprego e renda no país, a partir do incentivo para que empreendedores nacionais estabeleçam uma linha de produção com apoio financeiro do poder público. O deputado avalia que é muito mais importante que as instituições financeiras públicas destinem recursos para itens que vão salvar vidas do que para a fabricação de automóveis, por exemplo, e essa prioridade vai beneficiar a população, que vai ter garantia de equipamentos de saúde para seu atendimento, além dos próprios profissionais da área, que terão à disposição mais equipamentos de proteção individual e medicamentos para o tratamento de seus pacientes.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo