Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Ênio Verri: aumento real do salário mínimo é a melhor política de distribuição de renda

01/09/2020 - 09h15

  • Entrevista - Dep. Ênio Verri (PT-PR)

Na visão do deputado Ênio Verri (PT-PR), líder do seu partido na Câmara, o aumento real do salário mínimo é a melhor política de distribuição de renda, e por isso o congressista lamenta que o valor do novo mínimo previsto na proposta orçamentária apresentada ontem pelo governo federal, de R$ 1.067, não preveja aumento real pelo segundo ano consecutivo e seja inclusive menor do que o previsto inicialmente na Lei de Diretrizes Orçamentária. Ele considera que qualquer real a mais significa muito para a economia das pequenas comunidades, porque em geral é revertido todo para o consumo das famílias mais carentes.

Para o líder do PT, o crescimento de 3,2% do PIB previsto para 2021 é possível, inclusive por conta do patamar de retração experimentado este ano e também como resultado da dinâmica natural da economia. Mas Ênio Verri não vê na proposta orçamentária nenhuma ação pública federal para motivar o crescimento.

Ênio Verri também discorda da manutenção do teto de gastos, porque alerta que haverá aumento da demanda por saúde pública em 2021 e também pela persistência da crise econômica. O parlamentar considera que os investimentos públicos em infraestrutura têm a capacidade de induzir o desenvolvimento e a recuperação econômica, por colocarem mais recursos na economia real, beneficiando as atividades econômicas e retornando em forma de impostos para o governo.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo