Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Diego Andrade: criação de novo TRF pode descentralizar Justiça Federal

27/08/2020 - 09h40

  • Entrevista - Dep. Diego Andrade (PSD-MG)

Na visão do deputado Diego Andrade (PSD-MG), coordenador da bancada mineira no Congresso e líder de seu partido na Câmara, a proposta de criação do Tribunal Regional Federal da sexta região, com sede em Belo Horizonte, aprovada pelo Plenário da Câmara, vai permitir a descentralização da estrutura da Justiça Federal, garantindo o julgamento mais célere de milhares de processos que hoje estão paralisados, devido ao volume de trabalho concentrado atualmente na sede do TRF-1, em Brasília.

Levantamento dos órgãos de Justiça aponta que a média de processos por gabinete no tribunal original é de 25 mil, contra 6 mil nos outros TRFs atualmente existentes.

Os tribunais regionais são a segunda instância da Justiça Federal e o órgão sediado em Brasilia, apesar de ter julgado mais de um milhão de ações relacionadas à União em 2018, ainda tem mais de três milhões de peças processuais acumuladas. Para Diego Andrade, a divisão vai permitir que as ações de outros 12 estados e do Distrito Federal, que vão permanecer no TRF-1 recebam mais atenção, porque atualmente Minas Gerais concentra mais da metade do volume processual.

Diego Andrade também garante que não haverá aumento de despesas, porque o Poder Judiciário precisa respeitar o teto de gastos, assim como toda a estrutura pública, mas também porque o novo tribunal vai aproximar o cidadão da prestação jurisdicional, apostando também na tecnologia para diminuir custos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo