Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alexandre Padilha: projeto obriga divulgação de dados mais detalhados sobre casos de óbito pela Covid-19

26/08/2020 - 09h30

  • Entrevista - Dep. Alexandre Padilha (PT-SP)

Projeto (PL 2726/20) de autoria do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) estabelece a obrigatoriedade de divulgar dados mais detalhados sobre os casos óbitos pela Covid-19, como raça, incidência de doenças e outros fatores, para ampliar o conhecimento sobre os impactos da doença. O parlamentar considera que a medida pode permitir a construção de políticas específicas para segmentos sociais mais atingidos pela doença.

O deputado faz parte da comissão externa que acompanha as ações de combate ao coronavírus, que hoje realiza reunião para avaliar o impacto da pandemia sobre as populações negras e quilombolas. Alexandre Padilha cita pesquisas que vêm sendo realizadas sobre o tema, dando conta de questões como o maior número de mortes entre gestantes negras, com risco duas vezes maiores do que o restante da população parturiente, sendo que o Brasil concentra perto de 80% das mortes de mulheres grávidas no mundo devido à Covid-19.

Na visão do parlamentar, o racismo estrutural, de fundo histórico, se soma ao racismo institucional, que provoca dificuldades de acesso e atendimento adequado aos negros nas unidades do sistema nacional de saúde. O problema, de acordo com Alexandre Padilha, se estende para o mercado de trabalho, em que os negros já recebem menores salários e acabam sendo preteridos em momentos de crise econômica, como no caso atual, da pandemia de coronavírus.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE