Rádio Câmara

Salão Verde

Mar, entre agonia e esperança

Mar, entre agonia e esperança

31/08/2020 - 12h00

  • Mar, entre agonia e esperança

O mar, fonte de vida na Terra e habitat natural de riquíssima biodiversidade, tem sido ameaçado por poluição (esgoto in natura, plástico e os mais variados tipos de óleos), pesca e exploração mineral predatórias, além dos efeitos das mudanças climáticas (aumento do nível do mar, acidificação oceânica, desequilíbrio ecossistêmico, branqueamento de corais, alteração do fluxo migratório de espécies marinhas etc). Para muitos oceanógrafos e biólogos, o mar já dá sinais de estar próximo de seu limite. Salão Verde resgata o debate desse tema promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista. No Brasil, as esperanças de reversão desse quadro se concentram em uma proposta de Lei do Mar (PL 6969/13), em tramitação na Câmara dos Deputados, mas que ainda enfrenta resistências políticas. Por outro lado, a defesa do bioma marinho ganha reforço da comunidade científica e até do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que recentemente incorporou o Sistema Costeiro-Marinho ao mapa dos biomas do Brasil.

Pontos de vista nesta edição: Leandra Gonçalves, bióloga, pesquisadora do Instituto de Oceanografia da USP e articuladora da proposta de Lei do Mar; Beatrice Padovani, oceanógrafa, professora da UFPE e referência nacional no estudo de recifes de coral; Ana Paula Prates, doutora em ecologia, engenheira de pesca e conselheira da Liga das Mulheres pelos Oceanos; Marcos de Souza, coordenador da Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas e Povos Extrativistas Costeiros-Marinhos (CONFREM); Karen Silverwood-Cope, coordenadora de Oceanos, Antártica e Geociências do Ministério da Ciência e Tecnologia; e deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), coautor da proposta de Lei do Mar; Túlio Gadelha (PDT-PE), relator da proposta de Lei do Mar; e Ted Conti (PSB-ES), coordenador do GT Mar da Frente Parlamentar Ambientalista.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.