Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Pedro Westphalen: SUS será o diferencial do Brasil na distribuição de vacinas contra a Covid-19

25/08/2020 - 09h40

  • Entrevista - Dep. Pedro Westphalen (PP-RS)

O Sistema Único de Saúde será o diferencial do Brasil quando chegar o momento de distribuir e aplicar as vacinas contra a Covid-19, segundo o entendimento do deputado Pedro Westphalen (PP-RS), coordenador da frente parlamentar de imunizações e integrante da comissão externa da Câmara que acompanha as ações de combate ao coronavírus. O parlamentar lembra que o SUS já é responsável pelo maior plano de vacinações do mundo e é integrado pelos agentes comunitários de saúde, que prestam assistência diretamente junto às famílias.

A comissão externa realiza hoje visita ao Instituto Butantã, em São Paulo, para acompanhar a evolução dos testes realizados em parceria com a companhia farmacêutica Sinovac. Em recente audiência no colegiado, representantes da instituição pública, ligada ao governo estadual paulista, anteciparam que a produção da vacina deve começar em outubro no Brasil, e as primeiras doses devem estar disponíveis a partir do início de 2021.

Pedro Westphalen também aponta os avanços da pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, desta vez em parceria com a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca, e cita ainda o acordo firmado pelo governo do Paraná, através do Tecpar (Instituto Tecnológico do Paraná), com o a Rússia, a partir das pequisas do Centro Gamaleya. Outras duas vacinas estão sendo testadas no Brasil inclusive porque, segundo o parlamentar, o país possui um perfil populacional bastante diverso, adequado aos testes necessários para o desenvolvimento de medicamentos.

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo