Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Aliel Machado: protocolo de segurança sanitária é necessário para preservar usuários serviços essenciais

18/08/2020 - 09h30

  • Entrevista - Dep. Aliel Machado (PSB-PR)

Os equipamentos de proteção individual e os protocolos de segurança sanitária são fundamentais para frear a contaminação de trabalhadores e usuários de serviços essenciais não ligados diretamente à área de saúde, na opinião do deputado Aliel Machado (PSB-PR), integrante da comissão externa que discute ações de enfrentamento à Covid-19. O colegiado recebe representantes de trabalhadores para debater o tema.

Outro ponto considerado essencial pelo parlamentar é a testagem dos profissionais porque, segundo ele, a prevenção serve para proteger a saúde tanto dos trabalhadores quando dos clientes dos estabelecimentos ou passageiros do transporte coletivo, por exemplo. Aliel Machado reitera que as medidas preventivas inclusive diminuem os prejuízos das próprias empresas, porque um trabalhador afastado no tempo certo não vai contaminar outros colegas, o que causaria desfalques na força de trabalho.

O congressista elenca o transporte coletivo, os supermercados e outros estabelecimentos que vendem gêneros de primeira necessidade como os locais de maior risco de contaminação e, portanto, os que mais precisam de protocolos rígidos de segurança. Para Aliel Machado, o combate à Covid-19 é uma responsabilidade coletiva: do trabalhador, com o uso adequado dos equipamentos de segurança individual; do empregador, com o respeito dos protocolos estabelecidos; e do poder público, que deve estabelecer as ações e cuidar da saúde das pessoas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo