Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Soraya Santos: bancada feminina espera que mais municípios elejam vereadoras

17/08/2020 - 09h30

  • Entrevistas - Dep. Soraya Santos (PL-RJ)

A bancada federal feminina espera que mais municípios elejam vereadoras nas eleições municipais marcadas para novembro e a deputada Soraya Santos (PL-RJ), primeira secretária da Câmara, acredita que a cada período eleitoral a população aumenta sua percepção sobre as contribuições das mulheres na polícia nacional. Atualmente, perto de 2 mil cidades não têm nenhuma vereadores em suas câmaras legislativas, mesmo que a filiação partidária das mulheres chegue a 44% do total de militantes.

Na visão da parlamentar, a sociedade e o Poder Legislativo vêm realizando esforços legais e políticos para garantir a presença feminina nas instâncias de poder nacional, com participação da Justiça, especialmente através do Tribunal Superior Eleitoral, e cita como exemplo a obrigatoriedade de que 30% do tempo do horário eleitoral e dos recursos do fundo eleitoral sejam destinados às mulheres.

Nas mais recentes eleições municipais, em 2016, cerca de 14 mil mulheres candidatas não receberam nenhum voto, o que segundo o entendimento de Soraya Santos demonstra que muitos partidos ainda utilizam as candidaturas femininas apenas como suporte para as eleições de homens. Ela lembra que em todos os casos comprovados de candidaturas de fachada, toda a chapa perdeu os mandatos conquistados de forma irregular nas urnas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo