Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Gilberto Nascimento: comissão debate doenças raras e direitos de pessoas com deficiência

13/08/2020 -

  • Entrevista - Dep. Gilberto Nascimento (PSC-SP)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizou gestões para facilitar a contratação de funcionários dentro da cota legal de 5% para o segmento por parte de empresas, através da proposta de criar um cadastro de trabalhadores. O presidente do colegiado, deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) citou ainda debates sobre os direitos dos autistas e suas famílias, como por exemplo a identificação veicular dessa condição, para garantir o acesso a vagas especiais em estacionamentos.

Outros temas que os integrantes da comissão analisaram se referem à garantia de recursos para a pesquisa e o tratamento de doenças raras, que ainda estão em estudo em todo o mundo; e recursos para as famílias de crianças com microcefalia. O deputado relata que muitas mães precisam abandonar seus empregos para se dedicar em tempo integral ao filho com microcefalia, e não conseguem reposição posterior no mercado de trabalho.

Segundo Gilberto Nascimento, o trabalho da comissão foi potencializado pela atuação da sociedade civil organizada, que apresentou centenas de sugestões ao longo das audiências públicas de 2019 no colegiado. O deputado vai apresentar hoje um relatório sobre as ações realizadas ao longo do ano passado para prestar contas à sociedade, especialmente devido ao momento que o Brasil vive, o que em sua opinião aumenta a necessidade de transparência sobre o trabalho dos agentes públicos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo