Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Chico D'Angelo: falta de medicamentos para intubação de pacientes dever ser combatida

13/08/2020 -

  • Entrevista - Dep. Chico D'Angelo (PDT-RJ)

A falta de medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19 deve ser combatida com o direcionamento da produção nacional para os hospitais públicos e também com reforço na importação dos produtos necessários, segundo avalia o deputado Chico D Angelo (PDT-RJ).

O parlamentar é médico e integra a comissão externa de ações de enfrentamento ao coronavírus, que vai fazer um balanço sobre a disponibilidade de insumos para intubação, com a participação de representantes do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais da área, reunidas no Conass, o conselho nacional de secretários de saúde.

Chico D’Angelo lembra que há um mês o tema já foi debatido na comissão, quando já se alertava para o desabastecimento de itens necessários para garantir mais conforto aos pacientes que precisam ser intubados para serem em seguida colocados em respiradores mecânicos. Para o deputado, parte do problema se deve à falta de transparência na divulgação de dados e também pela ausência de uma coordenação nacional de ações de enfrentamento à pandemia. Ele reclama que, enquanto o governo federal gastou milhões de reais na compra de comprimidos de cloroquina e hidroxicloroquina, sem comprovação científica de eficácia, não centralizou a aquisição de medicamentos realmente necessários para o tratamento de pessoas infectadas.

Chico D’Angelo aponta ainda que os estados precisam de suporte do governo federal para a compra de medicamentos, inclusive para superar problemas como o sobrepreço dos produtos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE