Rádio Câmara

Reportagem Especial

Desmatamento na Amazônia - capítulo 3

19/08/2020 - 07h40

  • Desmatamento na Amazônia - capítulo 3

Capítulo 1: Segundo dados do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o desmatamento na região amazônica durante o primeiro semestre de 2020 teve um aumento de 35% em comparação com o mesmo período de 2019. O dado preocupa ambientalistas, pesquisadores e empresários. Os prejuízos causados pelo desmatamento da Amazônia e as medidas que estão sendo tomadas para refrear a situação são o tema da reportagem especial.

Capítulo 2: Pesquisadores estão preocupados com novas forças que se apresentam como os principais desmatadores da Amazônia nos tempos atuais, como os grileiros de terra. Fala-se em financiamento até pelo crime organizado. Saiba mais ainda sobre ações que estão sendo tomadas pelo Ministério Público Federal e pelo governo do Mato Grosso para reduzir o desmate da mata amazônica.

Capítulo 3: Parlamentares propõem ações de combate ao desmatamento ilegal e à grilagem na Amazônia e em todo o país. Para eles, a regularização fundiária pode ser uma das formas de combater a destruição da floresta. E o que pensam a frente do agronegócio e os ambientalistas sobre essas propostas?

Ouvidos nesse capítulo: Paulo Moutinho, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); João Adrien, assessor para assuntos socioambientais do Ministério da Agricultura; o deputado Marcelo Ramos (PL-AM); e o deputado Zé Vitor (PL-MG).

Capítulo 4: Agosto é a época da seca na região amazônica, em que as queimadas realizadas por grileiros ou produtores rurais podem facilmente se transformar em incêndios extensos. Os riscos são intensos não apenas para a floresta, mas também para a saúde dos habitantes da região. Ouça mais informações também sobre a Operação Verde Brasil 2, que leva soldados das Forças Armadas às fronteiras amazônicas para tentar conter o crime ambiental na região.

Capítulo 5: Fundos de investimento internacionais pediram aos três Poderes brasileiros, em carta aberta, o controle do desmatamento na Amazônia e medidas de preservação ambiental. Os fundos alertaram que alterações do clima na região representam risco à sobrevivência da floresta.

Trabalhos técnicos – Carlos Augusto de Paiva e Heverson Gonçalves

Produção – João Paulo Florêncio

Reportagem – Eduardo Tramarim

Edição – Mônica Thaty

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h