Rádio Câmara

Salão Verde

Agricultura familiar na pandemia

Agricultura familiar na pandemia

17/08/2020 - 12h00

  • Agricultura familiar na pandemia

Item importante da pauta ambiental, a agricultura familiar enfrenta sérios problemas nesses tempos de pandemia: restrições às feiras livres, lavouras perdidas, endividamento do agricultor e falta de custeio para as plantações futuras são alguns dos dramas atuais no campo que também ameaçam a segurança alimentar urbana. Para ajudar a superar tudo isso, Câmara e Senado aprovaram um pacote com medidas de socorro financeiro à agricultura familiar, em um momento em que a pandemia se interioriza pelo país. Salão Verde detalha a nova lei – batizada de “Lei Assis Carvalho”, em homenagem ao deputado piauiense ligado às causas agrárias e que morreu no início de julho – e traz relatos dramáticos de pequenos agricultores sobre os efeitos da pandemia no campo. No quadro “dica da semana”, conheça os pré-requisitos para acessar os benefícios garantidos na lei.

Pontos de vista nesta edição: Maria Kazé, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) da Via Campesina; Elias Borges, secretário de política agrária da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); Dom André de Witte, presidente da Comissão Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CPT/CNBB); deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), extensionista rural, dirigente da Frente Parlamentar do Agronegócio e relator das propostas que deram origem à lei de socorro financeiro à agricultura familiar; deputado Heitor Schuch (PSB-RS), coordenador da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar; deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG), agricultor familiar, vice-líder da Minoria na Câmara e integrante da Frente Parlamentar Ambientalista; e deputado Assis Carvalho (PT-PI), integrante do Núcleo Agrário do PT, falecido em 05/07/20 e que dá nome à “Lei Assis Carvalho”.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.