Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Paula Belmonte: agentes públicos têm utilizado a flexibilização para realizar compras públicas em proveito próprio

11/08/2020 -

  • Entrevista - Dep. Paula Belmonte (CIDADANIA-DF)

A fiscalização do uso dos recursos públicos assume uma importância essencial no momento em que as administrações destinam grande parte dos seus esforços para o combate à pandemia, e a transparência das ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19 é tema de reunião da comissão externa da Câmara que se decida ao tema. Integrante do colegiado, a deputada [[Paula Belmonte]] lamenta que muitos agentes públicos têm utilizado a flexibilização das condições para realizar compras públicas em proveito próprio, desviando recursos que deveriam ser aplicados na área da saúde.

Segundo a deputada, os governos não devem temer a fiscalização dos órgãos de controle e do Poder Legislativo, porque a transparência nos gastos e nas ações deve ser incorporado cada vez mais na rotina do Poder Público. Ela reconhece que, especialmente no início da pandemia, muitas aquisições foram feitas com sobrepreço, porque o mundo inteiro estava em busca de equipamentos de proteção, insumos e medicamentos voltados para o tratamento dos pacientes de Covid-19, mas observa que é possível investigar as compras superfaturadas e separar as ações irregulares das iniciativas tomadas dentro da legalidade.

Paula Belmonte é autora de um dos projetos que visa aumentar a punição para a corrupção no período de pandemia.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo