Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Camilo Capiberibe: STF determina restabelecimento de ações para proteção dos povos indígenas

07/08/2020 - 09h40

  • Entrevista - Dep. Camilo Capiberibe (PSB-AP)

Decisão recente do Supremo Tribunal Federal determina o restabelecimento das ações públicas para proteção dos povos indígenas, ameaçados pelo avanço da pandemia de coronavírus. O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP), um dos coordenadores da frente parlamentar em defesa dos povos indígenas, lamenta que o Poder Executivo tenha vetado pontos do projeto, aprovado na Câmara e no Senado, que aponta a necessidade de ações para minimizar os impactos do coronavírus sobre os índios, como o acesso à água potável, material de higiene pessoal, leitos de UTI e outros insumos de prevenção, e também o pagamento do auxílio emergencial e benefícios previdenciários.

Camilo Capiberibe aponta ainda que o governo federal deve organizar o atendimento aos indígenas em centros urbanos, inclusive com a criação de uma estrutura para centralizar as ações e o acompanhamento de sua implantação.

O deputado alerta que, por seu modo de vida mais comunitário, as populações indígenas são mais vulneráveis a infecções virais em geral, e por isso tendem a ter taxas de mortalidade mais elevadas. Estimativas de instituições de apoio ao segmento, que divergem dos dados oficiais, apontam para acima de 22 infecções entre os indígenas, com mais de 600 mortes já registradas, em contaminações provocadas geralmente pela entrada de pessoas de fora em comunidades indígenas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo