Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Capitão Augusto: parlamentar defende fim da quarentena para integrantes de forças, segurança e magistratura

03/08/2020 - 09h25

  • Entrevista - Dep. Capitão Augusto (PL-SP)

Presidente da frente parlamentar da segurança pública, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) defende o fim da quarentena para que integrantes das forças armadas, militares das polícias estaduais e bombeiros militares, outros representantes de forças e de segurança e também integrantes da magistratura e do Ministério Público. Segundo o parlamentar, as categorias já sofrem muitas restrições para seu direito político, porque enfrentam limites temporais para exercer atividades eleitorais, inclusive com a vedação de filiação partidária.

O parlamentar cita que os militares eleitos são aposentados compulsoriamente e que juízes e promotores precisam pedir exoneração até antes, simplesmente para poder participar do processo eleitoral. Para o deputado, o prazo de seis anos previsto em projeto apresentado recentemente na Câmara vai dificultar ainda mais a possibilidade de atuação política dos segmentos.

Os parlamentos estaduais, Câmara e Senado têm hoje mais de 70 parlamentares oriundos da vida militar, dos quais 19 estão na Câmara Federal. Para Capitão Augusto, o crescimento no número de eleitos em relação à legislatura anterior demonstra que, mesmo em meio a dificuldades político-partidárias, os militares têm respaldo muito grande na sociedade, o que deveria facilitar a inserção eleitoral dos profissionais.

O deputado prevê, de todo modo, que o projeto não deve ser aprovado na Câmara, porque são necessários 308 votos, situação dificultada pelas votações remotas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo