Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alexis Fonteyne: comissão mista deve apresentar relatório para alterar o sistema tributário nacional

31/07/2020 - 09h55

  • Resumo da Semana (31/07/2020):

Em 45 dias, a comissão mista da reforma tributária deve apresentar ao Parlamento e à sociedade o relatório para alterar o sistema tributário nacional. Integrante do colegiado, o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP) espera que o novo modelo de cobrança de impostos e tributos no país ofereça mais clareza para os empreendedores e para os cidadãos, facilitando o entendimento sobre o que está sendo arrecadado.

Além disso, o parlamentar acredita que é possível atingir um ponto de maior equidade na taxação, mas não acredita que num primeiro momento a reforma permita a reducação da carga tributária porque, em seu entendimento, isso vai acontecer apenas com a reforma administrativa, que deve diminuir o tamanho do Estado brasileiro e implantar mais eficiência na administração da máquina pública.

Alexis Fonteyne é contrário, no entanto, ao aumento da carga tributária para faixas maiores de renda. Para ele, a regressividade tributária, que consiste em diminuir a incidência sobre as parcelas menos privilegiadas da população, vai ser alcançada com o aumento da renda, lembrando que atualmente 85% da população vive com até três salários mínimos mensais, enquanto apenas 1% recebe acima de 30 salários.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo