Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Fernanda Melchionna: passes livres para quem procura emprego e para estudantes carentes

27/07/2020 -

  • Entrevista - Dep. Fernanda Melchionna (PSOL-RS)

Projeto que pode ser votado na quarta-feira prevê o repasse de R$ 4 bilhões para empresas de transporte público, em crise por conta da pandemia de Covid-19. Mas, ao contrário da proposta incluída e depois retirada de medida provisória votada na semana passada, o texto prevê contrapartidas das companhias de transporte, segundo explica a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), além da transformação dos valores, que seriam destinados a fundo perdido, em empréstimo para as empresas.

A parlamentar defende que as empresas se comprometam a distribuir passes livres para pessoas que procuram empregos e para estudantes carentes, na eventualidade da volta às aulas presenciais. Fernanda Melchiona também alerta que as companhias de transporte garantam segurança sanitária não apenas para os passageiros dos ônibus, três e metrôs, mas também para os profissionais rodoviários e metroviários.Ainda não consta do projeto, mas a deputada antecipa que o Psol vai trabalhar pela garantia de manutenção de emprego e renda dos trabalhadores do setor.

Fernanda Melchiona lembra que os empresários do segmento obtêm altos lucros com a concessão de um serviço público, e que podem dar sua parcela de contribuição para o esforço da sociedade em torno do enfrentamento à pandemia de coronavírus. Além disso, segundo a deputada, muitas empresas comprovadamente fraudam planilhas para receber mais do poder público sem a contrapartida devida.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo