Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Mauro Benevides Filho: proposta de reforma tributária do governo é tímida e injusta

22/07/2020 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Mauro Benevides Filho (PDT-CE)

Na visão do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), a proposta inicial de reforma tributária apresentada pelo governo federal, além de tímida, por ser parcial, também é injusta, porque vai acarretar no aumento de carga tributária em vários setores da economia. O deputado, que participa das duas comissões do Congresso Nacional que debatem propostas de emenda à Constituição sobre o sistema tributária, alerta ainda que não houve até agora nenhuma menção do Poder Executivo sobre os impostos incidentes nos produtos da cesta básica, que na configuração atual ele considera até mesmo um desrespeito com os menos favorecidos, devido à isenção de produtos como caviar, filé mignon e queijo suíço.

Mauro Benevides Filho considera que Câmara e Senado devem manter as discussões sobre as PECs que já tramitam no Congresso, agregando as propostas do governo que estão sendo encaminhadas em etapas. O deputado defende uma análise mais aprofundada sobre o que chama de privilégios atuais do sistema financeiro, que recebem isenções tributárias, e propõe que o futuro imposto sobre transações financeiras eletrônicas tenha um piso de R$ 5 mil, para liberar as transações bancárias e comerciais feitas pelas classes mais pobres, avançando apenas sobre transferências de grande vulto. Além disso, Mauro Benevides Filho avalia a necessidade de reforçar a tributação sobre dividendos, propriedades automotores de luxo e a renda.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo