Rádio Câmara

Reportagem Especial

Redução de Danos – capítulo 2

23/07/2020 - 07h40

Capítulo 1: A Redução de Danos é um tratamento para usuários de drogas em que, ao invés de se retirar os entorpecentes de uma vez, as doses são reduzidas e outras providências tentam minimizar riscos. Um seminário promovido pela Câmara dos Deputados comemorou os 30 anos da introdução dessa abordagem no Brasil.

Capítulo 2: A maioria das discussões sobre Redução de Danos focaliza a dependência química. Mas os participantes do seminário sobre o assunto na Câmara dos Deputados entrelaçaram esse conceito ao tratamento da saúde mental.

Pontos de vista nesse capítulo: Ester Sousa, da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial; Marcos Guimarães, psicólogo clínico da Rede Brasileira de Redução de Danos; Leonardo Pinho, da Associação Brasileira de Saúde Mental; deputado Eros Biondini (Pros-MG).

Capítulo 3: Na discussão que a Câmara dos Deputados promoveu sobre Redução de Danos, foi salientada uma característica desta abordagem: o tratamento humanizado para a dependência química e os transtornos mentais.

Trabalhos técnicos – Marinho Magalhães

Produção – João Paulo Florêncio

Reportagem – Cláudio Ferreira

Edição – Mônica Thaty

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h40 - dentro do programa Painel Eletrônico - e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE