Rádio Câmara

Salão Verde

20 anos da Lei do SNUC, ameaças e esperanças (Parte 2)

20 anos da Lei do SNUC, ameaças e esperanças (Parte 2)

20/07/2020 - 12h00

  • 20 anos da Lei do SNUC - ameaças e esperanças (Parte 2)

Depois de mostrar os antecedentes e os bastidores que levaram à aprovação da Lei do Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza (Lei 9.985/00), Salão Verde traz agora as ameaças à implementação à Lei do SNUC, que acaba de completar 20 anos. Representantes do Parlamento, do Ministério Público Federal e de órgãos ambientais denunciam riscos de desmatamento, privatização e redução no tamanho das áreas protegidas, além de flexibilização de regras ambientais, baixo orçamento, carência de pessoal e falta de plano de manejo e de regularização fundiária. Por outro lado, o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio – órgão responsável pelas unidades de conservação federais – apostam em “eficiência gerencial e otimização dos recursos” para reestruturar o setor. Em tom de esperança, o programa também apresenta a “caçula” das unidades de conservação: um parque estadual de Goiás que pretende proteger 5 mil hectares de Cerrado ameaçados por desmatamento e exploração mineral ilegal.

Pontos de vista nesta edição: Leandro Mitidieri, procurador da República (grupo de trabalho do meio ambiente do MPF; Denis Rivas, vice-presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialistas do Meio Ambiente (ASCEMA,); Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente; Coronel Homero Cerqueira, presidente do ICMBio; Fábio Feldmann, ex-deputado e relator da proposta que deu origem à Lei do SNUC; e deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.