Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Lídice da Mata: projeto suspende por quatro meses o pagamento das parcelas do empréstimo consignado

09/07/2020 - 10h00

  • Entrevista - Dep. Lídice da Mata (PSB-BA)

Está chegando à Câmara projeto, já aprovado no Senado Federal, que suspende por quatro meses o pagamento das parcelas do empréstimo consignado. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) é também autora de uma das diversas propostas sobre o tema que já tramitam na Câmara, e entende que vários pontos desses textos podem ser incorporados à matéria debatida e votada pelos senadores.

Pelo projeto, as quatro parcelas suspensas neste momento serão realocadas para pagamento mensal após o vencimento da última parcela do empréstimo atual.

A parlamentar alerta que o empréstimo consignado tem sido particularmente oneroso para aposentados e pensionistas, comprometendo sua renda, que muitas vezes é o único sustento financeiro para famílias de baixa renda e também a principal fonte de recursos de pequenos municípios, por fazer girar a economia local. Segundo ela, há perto de 5 milhões de idosos superendividados, ou seja, pessoas cuja renda não é suficiente para honrar os compromissos junto às instituições financeiras.

Lídice da Mata garante que a proposta terá votação expressa na Câmara, porque todos os parlamentares estão atentos à situação das pessoas que têm contrato de empréstimo consignado e espera que a sanção presidencial seja da mesma forma rápida.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE