Rádio Câmara

Salão Verde

20 anos da Lei das Unidades de Conservação/SNUC (Parte 1)

20 anos da Lei das Unidades de Conservação/SNUC (Parte 1)

13/07/2020 - 12h00

  • 20 anos da Lei das Unidades de Conservação/SNUC (Parte 1)

Julho marca os 20 anos da Lei 9.985/00, que criou o SNUC, Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza. Salão Verde vai destrinchar o tema em duas edições. Nesse primeiro programa, ex-deputados que relataram a proposta original vão contar os antecedentes, os bastidores e a difícil negociação para que tivéssemos uma lei de proteção da rica biodiversidade brasileira. O SNUC tem 12 categorias divididas em dois grandes grupos: proteção integral, do qual fazem parte os parques nacionais; e uso sustentável, que engloba as áreas de proteção ambiental (APAs) e as reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs). A lei surgida há 20 anos levou à criação de 2.446 unidades de conservação federais, estaduais e municipais que tentam proteger 18% da área continental e 26% da área marinha do Brasil. Porém, ambientalistas denunciam atuais riscos e ameaças ao SNUC.

Entrevistados nesta edição: Fernando Gabeira (PV-RJ) e Fábio Feldmann (PSDB-SP), ex-deputados e relatores da proposta original da Lei do SNUC; Brigadeiro Eduardo Camerini, secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.

Produção - Lucélia Cristina

Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.