Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Luiz Philippe de Orléans e Bragança: é preciso acompanhar com rigidez os custos associados ao adiamento das eleições

02/07/2020 - 09h40

  • Entrevista - Dep. Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL-SP)

Para Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL-SP), é preciso acompanhar com rigidez os custos associados ao adiamento das eleições, principalmente em relação aos gastos dos gestores municipais no período de pandemia, para evitar que casos de corrupção se estendam também às ações relacionadas ao processo eleitoral. O deputado também pede que o Tribunal Superior Eleitoral justifique de maneira mais transparente um eventual aumento no orçamento para as eleições, observando que, a princípio, o Congresso Nacional aprovou simplesmente a mudança de datas.

Cientista político e coordenador da frente parlamentar mista pela reforma política, o deputado votou contra o adiamento das eleições por conta dessas implicações financeiras, mas reconhece que a pandemia provocou um clamor pela mudança. Para ele, no entanto, seria muito mais efetivo adotar políticas de prevenção à pandemia, como já é observado em países asiáticos, que convivem mais frequentemente com situações sanitárias semelhantes, para evitar quarentenas prolongadas que sacrificam a população e a atividade econômica.

Luiz Phillipe de Orléans e Bragança teme também que os novos eleitos tenham dificuldade em conhecer a realidade da administração de seus municípios com menos tempo de transição entre os dias de votação e a posse dos eleitos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE