Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Henrique Fontana: adiamento das eleições municipais vai garantir mais tempo para que o Brasil supere a pandemia

02/07/2020 - 09h38

  • Entrevista - Dep. Henrique Fontana (PT-RS)

Na visão do deputado Henrique Fontana (PT-RS), o adiamento das eleições municipais para o dia 15 de novembro, em primeiro turno, vai garantir mais tempo para que o Brasil supere a pandemia da Covid-19 ou ao menos esteja em uma situação mais tranquila em relação à calamidade pública vivenciada hoje no país. O parlamentar considera que o adiamento foi necessário porque a disseminação do coronavírus está tomando uma proporção maior do que deveria no pais, e credita a situação no Brasil à inoperância do governo federal em coordenar ações de combate ao problema.

Henrique Fontana avalia que não será necessário novo adiamento nos dias de votação, mas alerta que o poder público, incluindo o Tribunal Superior Eleitoral, deve preparar diferentes cenários a partir da evolução do número de casos e óbitos por Covid-19. Uma de suas sugestões é dividir tanto o primeiro quanto o segundo turno, onde ocorrer, em dois dias, para evitar aglomerações e garantir mais segurança sanitária para todas os envolvidos no processo eleitoral.
Além disso, o congressista reitera que é necessário reforçar a proteção com o uso de máscara e adoção de medidas para evitar aglomerações. Henrique Fontana também sugere que o TSE providencie equipamentos de proteção individual para os mesários e demais pessoas que vão trabalhar nos dias de votação e na preparação do processo.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE