Rádio Câmara

Salão Verde

Desmatamento recorde

Desmatamento recorde

06/07/2020 - 12h00

Salão Verde detalha o primeiro Relatório Anual sobre Desmatamento no Brasil, elaborado pelo MapBiomas, uma iniciativa do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa, organizado pelo Observatório do Clima e com a participação de pesquisadores de ONGs e de universidades públicas. Em 2019, a devastação chegou a quase 10 mil quilômetros quadrados e atingiu todos os biomas do país, com triste destaque para a Amazônia. O desmatamento continua em ritmo acelerado e pode chegar a 15 mil quilômetros quadrados neste ano. O programa mostra a dinâmica desse desmatamento e como é feito o levantamento do MapBiomas, com destaque para os alertas emitidos em áreas protegidas, como unidades de conservação, terras indígenas e áreas de preservação permanente.

Entrevistados nesta edição: Tasso Azevedo, engenheiro florestal e coordenador do MapBiomas; Adalberto Veríssimo, mestre em ecologia e pesquisador sênior do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia); André Lima, advogado ambientalista do Instituto Democracia e Sustentabilidade; e Suely Vaz de Araújo, pesquisadora do Observatório do Clima e ex-presidente do Ibama.

Produção - Lucélia Cristina

Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.