Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Lincoln Portela: momento é ideal para diminuir o preconceito sobre o homeschooling

29/06/2020 - 11h40

  • Entrevista - Dep. Lincoln Portela (PL-MG)

As aulas virtuais que estão sendo realizadas no período de isolamento social reativaram os debates sobre o ensino domiciliar no Brasil. Autor de um dos projetos sobre o tema, o deputado Lincoln Portela (PL-MG) acredita que o momento é ideal para diminuir o preconceito sobre o chamado homeschooling entre as famílias que são contrárias à modalidade.

Na visão do parlamentar, a educação domiciliar pode contribuir para diminuir a evasão escolar e também exerce um papel importante na socialização de crianças e adolescentes, mesmo que não estejam em um ambiente escolar, em contato com estudantes da mesma idade e mesmo de outras classes, porque as famílias exercem interações com outros núcleos familiares que também praticam o ensino em casa. E, em sua opinião, a capacidade dos pais em proverem aulas para seus filhos é um processo que se adquire naturalmente, a partir de treinamento e paciência, mas prescinde até mesmo de formação escolar.

Por isso, apesar de lamentar o momento de crise sanitária pelo qual o Brasil e o mundo estão passando, com o crescimento do desemprego entre as pessoas, problemas psicológicos e a perda de entes familiares, Lincoln Portela acredita que os pais que têm a possibilidade de estar em casa poderão desenvolver suas aptidões para proporcionar o acompanhamento adequado das disciplinas por parte dos estudantes.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE