Rádio Câmara

Reportagem Especial

Acessibilidade e mobilidade de idosos – Capítulo 1

06/07/2020 - 07h40

  • Acessibilidade e mobilidade de idosos – Capítulo 1

Capítulo 1: O rápido envelhecimento da população traz um desafio para cidades de todos os tamanhos, como garantir acessibilidade e mobilidade aos idosos. Problemas não faltam – vão do estado lamentável das calçadas a uma rede de transportes públicos que não leva em conta as necessidades dos mais velhos. Mas vários municípios brasileiros já estão se mexendo para mudar esta situação.

Entrevistados nesse capítulo: Luciana Gill Barbosa; Monica Perracini; e Etienne Fittipaldi.

Capítulo 2: Além de promover o debate sobre como melhorar a acessibilidade e a mobilidade da população idosa, a Câmara tem projetos de lei sobre o assunto. Ouça mais sobre as proposições legislativas.

Capítulo 3: Como estimular as cidades a se adequarem às necessidades da população idosa? Pode ser por meio de projeto de lei ou de iniciativas do Poder Executivo. Mas os especialistas garantem que não falta legislação, o problema é a implementação das propostas.

Capítulo 4: Com as ferramentas indicadas por organismos internacionais ou pelo governo brasileiro, as cidades têm a oportunidade de criar políticas públicas para melhorar a acessibilidade e a mobilidade dos mais velhos. Saiba sobre exemplos de como prefeituras e conselhos de idosos estão se articulando para tentar resolver alguns problemas.

Capítulo 5: Muitas cidades estão se empenhando em fazer a adaptação do espaço urbano para a população mais velha. Além das mudanças físicas, alguns municípios estão modificando procedimentos de gestão pública para garantir mais acessibilidade e mobilidade.

Trabalhos Técnicos – Toni Ribeiro

Produção – João Paulo Florêncio

Reportagem – Cláudio Ferreira

Edição – Mônica Thaty

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h