Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Felício Laterça: há uma supernotificação de mortes por Covid-19 devido a interesses políticos

23/06/2020 - 09h30

Integrante da comissão mista que debate as ações do governo federal relacionadas ao coronavírus, o deputado [[Felício Laterça]] defende a realização de testes para confirmar se todos os óbitos creditados à Covid-19 foram realmente provocados pelo vírus, porque acredita que há uma supernotificação de mortes devido a interesses políticos. A comissão mista realiza hoje audiência pública com o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, e o parlamentar considera que o debate vai ter um viés mais político do que técnico, principalmente a partir das críticas que a oposição vem fazendo à gestão da pasta.

O principal ponto de atrito foi a alteração dos critérios para a divulgação dos dados de novos casos e óbitos pela Covid-19, que motivou inclusive a mobilização de órgãos de comunicação e das secretarias estaduais de Saúde para o fechamento de uma contabilidade paralela à centralização oficial pelo Ministério.

Para Felício Laterça, no início da pandemia deveria ter sido determinado uma gestão central sobre as ações de combate ao coronavírus, e avalia que o ministro da época, o médico e ex-deputado Luiz Henrique Mandetta, não teve capacidade de ditar um rumo para o enfrentamento da pandemia, o que permaneceu na breve gestão do também médico Nelson Teich. Na visão do parlamentar, o general Eduardo Pazuello, que ocupa o cargo interinamente há 38 dias, ao menos está tendo a coragem de assumir a gestão do Ministério neste momento de crise sanitária.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE