Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Fábio Mitidieri: medida provisória muda direitos de transmissão em jogos de futebol

22/06/2020 - 09h50

  • Entrevista - Dep. Fábio Mitidieri (PSD-SE)

Presidente da Comissão do Esporte, o deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) reconhece que medida provisória editada pelo governo federal apresenta alguns avanços para os principais clubes do país, por permitir negociações diretas para a transmissão de partidas e também por ampliar as possibilidades de transmissão de jogos por outros meios além da televisão, mas alerta que vai prejudicar os times pequenos, que não geram interesse das emissoras. Fábio Mitidieri lembra que a realidade do futebol nacional não se resume aos contratos milionários da Série A, mas engloba milhares de jogadores que recebem salário mínimo em centenas de pequenos times que têm os certames estaduais como única atividade ao longo do ano.

O congressista recupera exemplos de outros países, que tiveram que voltar atrás na individualização das negociações sobre os direitos das partidas, como a Inglaterra, que adotou um sistema em que metade dos recursos é distribuída de forma igualitária entre as equipes, um quarto leva em conta a classificação no campeonato anterior e um quarto, o número de inscritos nos pacotes de compra de jogos. O deputado teme que os contratos individuais poderão provocar uma concentração de verbas em poucos clubes, como acontece na Espanha ou França.

A medida provisória também flexibiliza contratos dos clubes com jogadores de futebol durante a pandemia do novo coronavírus no país, autorizando a assinatura por 30 dias, para manter os elencos até o final dos campeonatos estaduais, paralisados pela pandemia do coronavírus.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo