Rádio Câmara

Reportagem Especial

70 anos de TV no Brasil - capítulo 3

24/06/2020 - 07h40

  • 70 anos de TV no Brasil - capítulo 3

Capítulo 1 – História da TV no Brasil: Há setenta anos foi realizada a primeira transmissão de TV comercial no Brasil. A nova tecnologia mudou a forma do país se comunicar, ditou novos comportamentos e modificou até a dinâmica das famílias. Nesta reportagem especial de cinco capítulos, você vai ouvir um pouco mais sobre a história da TV no Brasil; o que ela representa para a população; as mudanças que ocorreram nos últimos anos; e quais as perspectivas diante de novos avanços na área social e tecnológica.

Capítulo 2 – O papel do telejornalismo na pandemia: Qual o papel da TV e do telejornalismo durante uma pandemia? O isolamento social mudou a forma com que as pessoas se informam? O entretenimento oferecido pelas redes de televisão voltou a ocupar um lugar de destaque na programação e na vida das pessoas que se recolheram às suas casas?

Capítulo 3 – A educação em tempos de pandemia: Como manter a educação de crianças e jovens em tempos de isolamento social e suspensão das aulas presenciais? As teleaulas podem surgir como aliadas nesse processo.

Entrevistados nesse capítulo – Luciano Sathler, Cleber Soares, e Rosalina Lobo.

Capítulo 4 – O modelo de TV em transição: A reinvenção do modelo televisivo pode significar uma questão de sobrevivência para o setor. Especialistas acreditam que, embora os números da audiência apontem para uma relativa redução no consumo de TV, não existe uma perda, mas uma diversificação da base de consumo do telespectador. As novas tecnologias podem significar novas oportunidades.

Capítulo 5 – TVs Legislativas: Mesmo tendo tão pouco tempo de vida, as emissoras legislativas já passaram por três fases distintas de evolução. O primeiro foi dar transparência aos trabalhos parlamentares, em seguida passaram a apresentar programas para esclarecimento, como debates e entrevistas e, atualmente, investem também em programas culturais e documentários com o objetivo de informar e gerar reflexões.

Reportagem – Eduardo Tramarim

Trabalhos Técnicos – Carlos Augusto de Paiva

Produção – João Paulo Florêncio

Edição – Mônica Thaty

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h