Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Denis Bezerra: Plenário pode retomar votação de suspensão de pagamento do Fies até o final de dezembro

16/06/2020 - 09h35

  • Entrevista - Dep. Denis Bezerra (PSB-CE)

O Plenário da Câmara deve retomar a votação da proposta que suspende até o final de dezembro o pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, pelo prazo de 180 dias, desde que o estudante ou recém-formado esteja em dia ou tenha parcelas com no máximo 180 dias de atraso.

O autor da proposta, deputado Denis Bezerra (PSB-CE) estima que a medida pode atingir até 2,1 milhões de egressos do sistema universitário privado, beneficiados atualmente pela lei que foi criada há 19 anos.

O parlamentar explica que sua proposta cria uma nova modalidade de refinanciamento para quem está com parcelas em atraso, amplia o fundo garantidor do Fies e ainda define como as parcelas vão ser quitadas posteriormente ao fim do período de pandemia. Essas questões foram alteradas no Senado, limitando seu alcance, e o autor do projeto considera que, entre outras coisas, a forma com que os estudantes vão pagar as parcelas suspensas deveria ser de livre opção pelo próprio devedor, a partir do próximo ano.

Denis Bezerra também antecipa que o Parlamento deve buscar novas políticas para manter o programa, estimulando que as instituições privadas recebam os estudantes financiados pelo Fies e auxiliando as famílias de estudantes em dificuldades financeiras. Para o deputado, o Brasil vai garantir avanços sociais e econômicos com investimentos na formação de seus jovens e crianças, especialmente os oriundos das camadas mais carentes da população, desde o ensino fundamental.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo