Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Pedro Westphalen: parlamentar está otimista com produção em tempo recorde de uma vacina efetiva contra a Covid-19

15/06/2020 - 09h20

  • Entrevista - Dep. Pedro Westphalen (PP-RS)

Coordenador da frente parlamentar do Programa Nacional de Imunizações, o deputado Pedro Westphalen (PP-RS) está otimista com relação à produção em tempo recorde de uma vacina efetiva contra a Covid-19, entre as três que já estão em estado avançado de testes, assim como no que se refere a um antiviral que sirva para a prevenção da doença. O deputado pondera que a metodologia normal para a criação de medicamentos leva, em média, 10 anos em pesquisas e testes, mas que a atual situação exige um processo acelerado, inclusive pela urgência de estabelecer uma produção em larga escala para alcançar toda a população mundial, mas com respeito às evidências clínicas e epidemiológicas necessárias.

Na visão do parlamentar, o Brasil teve a oportunidade de estudar os erros e acertos de países que enfrentaram a pandemia do coronavírus em momentos anteriores, mas também experimentou falhas no combate à Covid-19, em parte devido à falta de uma política pública em torno do Programa Nacional de Imunizações.

Pedro Westphalen lembra que muitas vacinas eram distribuídas mas não estavam sendo utilizadas; muitas escolas de medicina e enfermagem não dispõem de uma cadeira acadêmica específica para vacinação; e os agentes comunitários de saúde e combate a endemias não recebem treinamento para orientações a respeito das imunizações obrigatórias e necessárias. O deputado defende que a vacinação volte às escolas; também avalia a necessidade de até mesmo criminalizar famílias que não vacinam os filhos e estabelecer normas mais rígidas de combate às fake news sobre vacinas.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE