Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Heitor Schuch: frente busca derrubada do veto presidencial à concessão do auxílio emergencial de R$ 600 para agricultura familiar

12/06/2020 - 09h35

  • Entrevista - Dep. Heitor Schuch (PSB-RS)

A frente parlamentar mista da agricultura familiar vai buscar a derrubada do veto presidencial à concessão do auxílio emergencial de R$ 600 para o segmento, aprovada por deputados e senadores. O coordenador do colegiado, deputado Heitor Schuch (PSB-RS), avalia que a proibição do Poder Executivo poderá desestimular a manutenção dos jovens agricultores no campo, porque a falta de perspectiva de obter renda em sua atividade tende a levar ao abandono da produção rural em busca de outras oportunidades.

O veto atingiu ainda outros segmentos profissionais, como pescadores profissionais e artesanais, aquicultores, silvicultores, técnicos agrícolas, caminhoneiros, assentados de reforma agrária, artistas e técnicos, catadores de recicláveis, taxistas, motoristas e entregadores de aplicativos, além da agricultura familiar.

O parlamentar também destaca que os pequenos agricultores, com as diferenças marcadas pelas características de cada atividade, estão tendo dificuldades para o escoamento de sua produção, devido ao fechamento dos restaurantes e a limitação para a realização de feiras e eventos. Outro problema enfrentado pelo segmento é a seca, que atinge áreas da Região Sul mas também estados de outras regiões. Heitor Schuch aponta também que a agricultura familiar reivindica juros subsidiados no Plano Safra e reclama que o governo prometeu, mas não viabilizou ainda a Bolsa Estiagem, além de criar dificuldades para o acesso ao crédito rural.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo